Domingo passado, dia 1, às 2 horas da tarde, realizou-se o um dos maiores eventos da cidade de Toronto, e talvez do Norte deste Continente Americano, o Gay Parade, cujo número, segundo os entendidos, oscilou entre os 800 mil e um milhão de espectadores incluindo os 4 mil participantes.
Este desfile, ou parada, por elementos homossexuais, simpatizantes e apoiantes, contou com dezenas de carros alegóricos, bandas musicais, mascarados e até desnudados e que, ininterruptamente desfilaram, por mais de três horas, pela Bloor, Yonge, Gerrard até à Church Street.
Muita alegria nesta parada, Gay em inglês, e o civismo foi o lema desta tarde onde novos, e menos novos, homens e mulheres, com diferente orientação sexual, celebraram e confraternizaram nesta festa com música, dança e muita alegria.
Presentes alguns dos sindicatos e diversas corporações de polícias, bombeiros, serviços municipalizados e até membros do governo tanto federal como provincial e municipal onde alguns vereadores dos quais visualizámos Joe Mihevc, um bem conhecido membro do Conselho da Cidade de Toronto e grande defensor dos direitos humanos e das causas sociais, acenavam para aquela massa compacta de público que lotava os passeios do trajecto.
Foi uma tarde bem divertida nesta parada do Norte da América e cujo evento atrai anualmente milhares de turistas a Toronto vindos de outras províncias canadianas e do Estados Unidos da América do Norte, o nosso vizinho.
Voltar para Eventos Culturais |